7º “Expo Fórum Visite São Paulo: Lançamento de Campanhas e Projetos Turísticos”

Foto: Gregory Gregorari

Nas 47 regiões turísticas do Estado de São Paulo, há um verdadeiro canteiro de obras com grandes projetos para desenvolver novos atrativos e produtos turísticos”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

O presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, anunciou hoje (19/6), na abertura do 7º Expo Fórum Visite São Paulo, a campanha Stop Over SP / Topo Ver SP. Em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas, a campanha, criada pela Rino, visa convencer os viajantes a prolongarem sua estada em São Paulo.

Durante sua apresentação, Sando enfatizou a integração entre entidades e órgãos governamentais no desenvolvimento do turismo, destacando que “não existe partido político nesse setor”.

Sando ainda apontou que “o grande desafio é aumentar o fluxo de turistas e transformar viajantes em visitantes”. Ele ressaltou a importância da economia gerada pelo turismo, mencionando que “cada visitante consome e paga impostos na cidade, gerando empregos em toda a cadeia, que inclui hospedagem, alimentação, espaços para eventos, lazer e serviços diversos”.

Turismo no Estado de São Paulo

Foto: Gregory Gregorari

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, a coordenadora de Turismo da Setur SP, Ana Clemente, e os consultores da InvestSP, Eduardo Madeira e Gustavo Grisa, conduziram o painel “Turismo no Estado de São Paulo”, apresentando um panorama das conquistas, estratégias e perspectivas do turismo no estado.

Lucena expressou otimismo com os avanços nos projetos turísticos do estado. “Em todas as áreas, nas 47 regiões turísticas do estado, há um canteiro de obras e grandes projetos para desenvolver atrativos e produtos. Nossa missão é consolidar São Paulo como um destino turístico vibrante, dinâmico e acolhedor”.

Ele destacou que São Paulo, com sete Distritos Turísticos, está lançando o Distrito Turístico do Vinho. “São Paulo tem 670 vinícolas e vinhos premiados internacionalmente. Temos uma imensa variedade de experiências e produtos que valorizam a nossa história”. Atualmente, o estado conta com três segmentos turísticos estratégicos: ferroviário, náutico e rural. “Nos próximos anos, implantaremos mais 10 projetos”, informou.

Gustavo Grisa destacou a importância dos investimentos. “São Paulo tem uma demanda constante e grande potencial a ser realizado. Para crescermos, precisamos qualificar e renovar a oferta. Nossa projeção é investir R$ 12 bilhões até 2027”.

Eduardo Madeira mencionou que o Programa Creditur-SP já aplicou R$ 1 bilhão por meio de 17 parcerias. “Esse investimento foi implementado em 19 municípios do estado. Atualmente, temos R$ 3 bilhões em crédito disponível para o turismo no estado. Com trabalho integrado entre os setores públicos e privados, ampliaremos ainda mais”, explicou.

Ana Clemente ressaltou o trabalho da Academia de Turismo. “É um HUB que integra oferta de cursos, soluções e demandas”. Ela destacou que “a capacitação é essencial para o desenvolvimento do turismo no estado. Nossa meta é oferecer 100 mil vagas até 2023 em todos os níveis de formação”.

Acessibilidade e Inclusão

Fernanda Mascarin, gerente de Receita Interna do Parque da Mônica, destacou em sua apresentação sobre Acessibilidade e Inclusão que atualmente há um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, sendo 85 milhões na América Latina e Caribe. Ela ressaltou que países que não investem em acessibilidade perdem entre 3% e 7% de seus PIBs.

No Brasil, 8,9% da população tem algum tipo de deficiência – 18,6 milhões de pessoas, sendo 3,3 milhões apenas em São Paulo. Sobre o Parque da Mônica, Fernanda mencionou que o projeto de acessibilidade e inclusão do parque visa atender todos os visitantes, destacando personagens inclusivos nos quadrinhos da Turma da Mônica. “Nosso projeto de inclusão levou em conta repensar o parque para receber todos os tipos de pessoas”.

Tendências do Consumidor

Na palestra sobre Tendências e Novos Comportamentos do Consumidor, a futurista Sabina Deweik destacou que a Inteligência Artificial, Turismo Consciente, Bem-estar e Mídias Sociais abriram novos horizontes para o mercado de viagens. As novas gerações buscam experiências personalizadas e valorizam a sustentabilidade. “64% dos viajantes globais consideram as viagens sustentáveis importantes e 71% dos brasileiros estão preocupados com a consciência ecológica”.

Deweik enfatizou a importância das mídias sociais como plataforma de venda e inspiração para viagens e destacou que a inteligência artificial é a base de um novo ciclo supertecnológico.

Supera Turismo

A 7ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo foi concluída com a palestra de Carlos Prado, cofundador do Movimento Supera Turismo. Ele destacou o papel do turismo na recuperação do Rio Grande do Sul após a catástrofe climática.

“Nosso foco é ajudar o Estado e aumentar o fluxo turístico no destino, colaborando para a recuperação. Gramado e Canela estão preparados para receber visitantes”, afirmou Prado.

Toni Sando –  Foto: Gregory Gregorari

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